Telefone
15 3228-6757 - 15 3228-6905
Turbotrator


APLICAÇÕES SIMULTÂNEAS CUSTO ZERO PARA O AGRICULTOR

ATOMIZADOR TT- UBV APLICANDO 2 LITROS POR HECTARE EM CIMA DA BARRA E PULVERIZADOR HIDRÁULICO APLICANDO 75 LITROS POR HECTARE EM BAIXO
Testes realizados na Fazenda França do Grupo Schlatter pela equipe de Tecnologia de Aplicação da AMPASUL descritos no Relatório Nº 10 de Julho de 2016 da Associação

O aumento das áreas cultivadas, e das aplicações por safra nas culturas anuais e a necessidade de atingir alvos com características diversas usando produtos com diferentes formulações, levou os agricultores a realizarem misturas de tanque com vários produtos por aplicação.

As caldas cada vez mais saturadas com maiores viscosidades em maiores volumes por hectare, produzem gotas maiores em detrimento da produção de gotas finas e muito finas que são as gotas de maior eficiência biológica para o controle de pragas e doenças e de maior penetração.

Entretanto o Malathion Tecnico o produto mais eficiente para o controle do Bicudo do algodoeiro, por ser um óleo, não se mistura com  água precisando ser aplicado em UBV em formulação oleosa.

Até este ano não tínhamos para aplicações terrestres, um Atomizador Rotativo capaz de produzir gotas finas e muito finas em quantidade suficiente para cobrir uma lavoura de algodão em fase final de ciclo com uma densidade de gotas suficiente para controlar o Bicudo do algodoeiro com aplicações abaixo de 5 litros por hectare.

Depois de uma década de pesquisa e desenvolvimento o CBB conseguiu produzir o Turbo Trator para Ultra Baixo Volume (TT-UBV) que além das características excepcionais de suas neblinas é leve o suficiente (22 kg vazio) para ser montado em cima da barra de pulverização de um Pulverizador Autopropelido

Desenhado pelo Dr. Marcos Vilela, é um Atomizador completo, totalmente independente que opera simultâneamente com o Pulverizador do autopropelido, dobrando o rendimento operacional a um custo zero para o agricultor.

Para uma barra de 30 metros de largura são usados 8 Atomizadores Rotativos de Discos acionados por motores elétricos Bosch de ultima geração com rotação de 7.200 RPM a 12 Volts consumindo apenas 2 a 2,5 Amperes/hora. Esses motores foram desenvolvidos e testados especificamente para o uso agrícola.

Eles produzem uma neblina homogênea de gotas finas e muito finas  no sistema UBV, com 1 a 3 litros por hectare e no sistema BVO a 5 litros por hectare para aplicação dos produtos não registrados em UBV. Assim as Aplicações para o controle das lagartas, percevejos e mosca branca, podem ser feitas em aplicações simultâneas  com custo zero para os agricultores, com qualquer produto registrado.

Essas neblinas têm um Diâmetro Mediano Volumétrico de 100 a 110 micrômetros o que significa que metade do volume do liquido aplicado é subdividido em gotas abaixo de 110 micra, que são as gotas de maior eficiência biológica para o controle de pragas e doenças e de maior penetração no dossel das plantas.

O uso de produtos oleosos ou dos óleos como veículo, evita ou diminui a evaporação, aumenta a adesividade nas folhas com maior penetração no tecido foliar alem de diminuir a lavagem pelo orvalho e pela chuva. Isso é muito importante nas aplicações de inseticidas e fungicidas sistêmicos e herbicidas de pós emergência.

Os resultados são; melhor controle e maior efeito residual, com um numero menor de aplicações, menor carga química no meio ambiente e menores custos com defensivos e aplicações. Com o dobro do rendimento dos Autopropelidos é possível realizar as aplicações na época certa pela metade do custo, mesmo nos períodos de grande demanda das pulverizações.

O relatório da AMPASUL, vídeo da aplicação e fotos do TT-UBV podem ser encontrados no site do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica.


Informativo Nº 10








Turbotrator TT-UBV Atomizador terrestre